Cuidados necessários para conservar seu enxoval

7 de outubro de 2013
9:08

Postado por:

Luciana Karasiak

1 – ORGANIZE SEU ARMÁRIO


Gastar alguns minutos guardando corretamente o enxoval de sua casa, lhe evitará más surpresas no exato momento em que você mais precisar dele. Nunca guarde peças do enxoval de casa sem estar completamente segura de que todas elas estão 100% limpas, secas e passadas. Resíduos de sujeira ou transpiração, criarão manchas amareladas no tecido, as quais, regra geral, não poderão mais ser removidas. Peças guardadas úmidas farão com que esta peça, bem como outras, sejam atacadas por mofo, bolor – manchas pretas/esverdeadas que não poderão mais ser removidas. Guardar toalhas de mesa ou lençois de linho sem passar a ferro, fará que as fibras do linho se quebrem nas marcas dos vincos. Recuperar o viço do linho será uma tarefa árdua e as vezes até impossível. O algodão sofrerá menos do que o linho, mas não se pode assegurar que as fibras do tecido resistirão, caso forem guardados sem terem sido devidamente passados. O ideal é que estes itens sejam passados com o auxílio de água e um bom ferro a vapor, para garantir a eliminação de marcas e vincos. Quando estiverem completamente secos do vapor utilizado, dobre-os procurando seguir um tamanho padrão e guarde-os cuidadosamente. Lembre-se de tirá-los do armário uma semana antes de qualquer evento especial e certifique-se de que o jogo está completo e sem problemas. No dia marcado, repasse as peças que serão utilizadas, desta vez com um spray amaciante de boa qualidade ou com spray-goma, conforme o caso, e coloque-os sobre a mesa sem dobrar. Este processo fará sua toalha de mesa parecer nova e sua decoração ganhará brilho e beleza. Nós sugerimos que os produtos sejam guardados por tipo. Você deve tentar não misturar diferentes linhas – toalhas de mesa, toalhas de banho, lençois, etc., devem estar guardados em pilhas separadas e se possível em prateleiras separadas. Feito isso, o próximo passo é separar tudo por cor. Artigos dobrados no mesmo formato e tamanho economizarão espaço no armário e serão mais fáceis de localizar. Comece pelas peças mais pesadas, colocando-as na parte inferior. Em seguida coloque as de uso menos frequente.

Obs.: Os artigos mais luxuosos, especialmente os de cor branca, devem estar protegidos em sacos de algodão branco ou caixas de papelão especial para armazenar tecidos.

A linha de banho, ainda que menos delicada, segue as mesmas instruções de armazenagem que as linhas de cama e mesa. A seguir, certifique-se de que os jogos estão completos (lençol de cima, lençol de baixo, fronhas, shams, boudoir, etc.). Se você tem jogos de banho coordenados com jogos de cama, procure manter estes itens próximos. Certifique-se também de que cada toalha de mesa está dobrada e armazenada com os respectivos guardanapos. Se você tiver que utilizar separadamente uma peça do seu jogo de toalhas de mesa, de banho ou de lençol, mesmo que as peça não usadas estejam limpas, recorde-se de lavar o jogo completo para manter a unidade da cor em todas as peças. Como recomendação final, nós gostaríamos de lembrá-lo que o enxoval de casa pode ser guardado tanto em prateleiras como em gavetas. Não há um tipo certo ou errado de mobília para esse fim. O importante é certificar-se de que prateleiras e gavetas estejam rigorosamente limpas. Se você não estiver seguro que a superfície que tocará o enxoval foi encerada ou pintada com tinta que possa alterar a cor do tecido ou causar algum outro tipo de dano, nós recomendamos forrar o local com tecido de algodão de cor branca para impedir o contato direto e proteger seu enxoval.

2 – TECIDOS

Um conhecimento básico sobre alguns tipos de tecidos será de grande auxílio para ajudar na conservação dos mesmos, sem que você gaste muito tempo nesta tarefa ou orientando seus assistentes domésticos.

Informações Gerais:

Linho: Macio e agradável ao toque, extremamente elegante, mas tende a amassar facilmente. O linho é altamente recomendado para as mesas mais finas.

Algodão: O algodão é considerado o tecido ideal para quem procura conforto. Macio, agradável ao toque e ventilado. Permite que a pele respire a vontade, além de ser um tecido muito resistente e que nãoamassa com facilidade. Regra geral pode ser lavado e seco à máquina. Fazemos uma ressalva aos itens bordados ou com apliques feitos em tecidos delicados ou coloridos, os quais, podem ser muito delicados e nao resistir ao processo da máquina de lavar ou podem vir a manchar as partes mais claras do tecido.

Seda: A maciez da seda faz deste tecido um grande favorito na escolha de pijamas, camisolas e lingerie íntima. Sem dúvidas é o tecido mais delicado ao toque e assim como o linho e o algodão, é totalmente natural.

3 – LAVAR & PASSAR

Após haver lido as informações acima, leia esta seção com cuidado para conhecer a técnica apropriada para lavar e passar sua roupa de cama, mesa e banho.

NOTA:

Não importa o tipo do tecido, um produto novo, quando lavado pela primeira vez, deve sempre ser lavado separadamente.

Nunca lave toalhas de mesa e roupas de cama juntas, mesmo que sejam do mesmo tecido ou da mesma cor.

Linho:

Lavar-Secar-Passar: Nós recomendamos enviar as peças em linho puro a um profissional de sua confiança. Entretanto, se você escolher ocupar-se destas tarefas em casa, saiba que não será difícil, simplesmente requer tempo e cuidado. O linho adora a água. O processo de lavagem, desde que feito corretamente, não o danifica, ao contrário, cada vez que uma toalha de linho é lavada corretamente, as fibras ganham vida e ela fica como nova. O linho não tolera calor, portanto deve ser lavado em água fria e sabão neutro. Use o programa de centrifugação com o mínimo de rotações por minuto, pois o movimento rotativo pode quebrar as fibras do linho e você começará a avistar aquelas incomodas “bolinhas” na superfície da sua toalha de mesa. As máquinas com carregamento dianteiro não são equipadas com eixo central, são, portanto, as mais indicadas para lavar a maioria dos tecidos, inclusive o linho. Se a sua máquina for de carregamento pela parte superior, recomendamos que você não lave suas toalhas de linho em casa. Lembre-se que a ação do agitador, a água quente e um ciclo pesado de centrifugação são agentes destruidores do linho. Uma vez que o linho tolera muito mal altas temperaturas, o ideal é secá -lo em um programa para tecidos delicados e retirá-lo da secadora ainda úmido, sendo este o melhor momento para passá-lo. Grande parte da beleza e elegância do Linho está em sua aparência após ter sido passado. A tarefa de passar bem uma peça de linho será mais rápida e fácil se o tecido ainda estiver úmido e se seu ferro de passar for a vapor. Coloque o tecido do avesso e regule o ferro de passar na temperatura para linho. Bloqueie a saída do vapor enquanto o tecido não estiver totalmente passado e seco pelo lado avesso. Após ter secado e alisado pelo lado do avesso, vire o tecido do lado direito, libere a saída de vapor e passe a peça outra vez. Use o vapor com fartura ou se preferir borrife água na área a ser alisada, isto facilitará sua tarefa e não exporá o linho mais tempo do que o necessário a altas temperaturas. Esteja atenta também, para que o ferro de passar não fique muito tempo sobre uma determinada área, sob o risco de queimar as fibras do tecido e deixa-lo amarelado. Caso isso aconteça, saiba que a parte queimada e amarelada nunca mais voltará a cor original. Por isso, mantenha o ferro sempre em movimento. O linho, sobretudo o puro Linho Irlandês, não necessita ser engomado. Nossa recomendação é que o linho seja engomado somente em ocasiões especiais e muito formais. Linhos brancos devem ser guardados protegidos em um saco feito em tecido natural branco ou guardados em caixa de papelão especial para este fim.

Algodão:

Lavar – Secar – Passar: As toalhas de mesa em algodão geralmente podem ser lavadas e secas à máquina. Fazemos exceção as toalhas bordadas à mão ou com aplicação de rendas. Estas devem ser lavadas à mão ou em um ciclo delicado. As peças mais finas, mesmo as de algodão, não devem ser lavadas em uma máquina de carregamento superior com eixo central. As máquinas de lavar indicadas para produtos mais finos são as de carregamento dianteiro. O algodão nunca deve ser lavado na água quente. Pode causar o encolhimento da peça ou ressecar as fibras do tecido. Nós recomendamos o uso de um sabão neutro e evitar usar amaciantes de tecidos. Um sabão neutro evitará o ressecamento das fibras e ajudará manter o viço da cor. O algodão é um tecido fácil de passar e se mantém liso durante muitas horas, mesmo após o uso intenso. Use ferro a vapor e regule na temperatura indicada para o tecido. As áreas bordadas devem ser passadas primeiramente pelo avesso. Se houver rendas ou apliques em outro tecido, cuide para que a ponta do ferro não as rasgue; ajuste a temperatura do ferro antes de colocá-lo sobre as partes mais delicadas do tecido.

Seda:

Lavar – Secar – Passar: Caso sua máquina de lavar não tenha programa ”lavar à mão” ou programa específico para Seda , nós recomendamos o uso do programa mais delicado que sua máquina ofereça e o uso de um sabão muito suave. Verificar bem que o uso da etapa “torcer”(rotação) está desativada. Recomendamos também, que você teste este ciclo com alguma peça antiga em seda, antes de utilizá-lo para lavar uma peça nova. Nunca lave a seda na água quente. Nunca seque peças de seda à máquina exceto se sua máquina tiver um programa específico para este tecido. Coloque o ferro de passar na regulagem para Seda. Não use vapor, sprays e não borrife água, pois, regra geral, a seda ”solta” tinta e poderá manchar o tecido sobre a tábua de passar e consequentemente manchar as peças passadas logo após, bem como danificar a peça.

Sintético: Artigos em tecido sintético são extremamente fáceis de lavar, não amassam ou amassam muito pouco. As máquinas de lavar mais modernas vêm com um ciclo específico para sintéticos, portanto, um produto considerado de fácil manutenção. Os tecidos sintéticos não devem ser expostos a altas temperaturas, pois o calor endurece suas fibras. Devem sempre ser lavados em água fria e máquinas de secar devem ser evitadas, exceto se sua secadora vier com um ciclo “ar frio” ou ciclo específico para sintéticos. Se você precisar remover uma mancha resistente, nós recomendamos que a peça seja lavada a seco por um profissional de sua confiança.

4 – CONSELHOS ÚTEIS

1 – Recomendamos o uso de sabão neutro e nunca usar amaciantes para tecidos.

2 – Para remoção de manchas, nós recomendamos que você tente primeiramente removê-la para então lavá-la por completo.

Nunca lave a peça antes de tentar remover a mancha. Na maioria das vezes, lavar a peça antes de remover a mancha fará com que esta entranhe ainda mais forte nas fibras do tecido. Use um removedor de manchas que você já testou em tecidos do mesmo tipo, aplique-o primeiramente em um canto do tecido, de preferência do lado avesso para estar segura de que este não causará danos a peça. Após ter realizado este pequeno teste, aplique o produto sobre a área manchada – somente sobre a área manchada. Siga as instruções do fabricante para aplicar o produto e depois lave a peça normalmente.

3 – Para ter uma boa noite de sono e apreciar ainda mais seus lindos e confortáveis jogos de cama, é muito importante a cama ser feita diariamente. Refrescar os lençóis e os travesseiros é uma rotina saudável para você e para o enxoval da sua casa Lembre-se que travesseiros permanecem sob pressão por muitas horas. É importante afofar cada travesseiro diariamente para permitir que as fibras respirem. Isto os manterá mais macios e em boas condições por muito mais tempo, assegurando-lhe uma excelente noite de sono.

4 – É igualmente importante deixar que lençóis e cobertores tomem algumas horas de ar fresco todos os dias. Com as janelas dos quartos abertas, sacuda bem os lençóis e os cobertores, isto permitirá que o colchão, bem como lençol e cobertor recebam o ar fresco necessário.

5 – Se você não tem alergias, aplique “en passant” borrifadas de sprays neutralizadores de fragrância suave em seus lençois. Cuidado para não exagerar! Isto lhe proporcionará a sensação de cama fresca todas as noites.

6 – Leia a seção onde explicamos como lavar e passar uma toalha de linho; se você sabe, entretanto, que não voltará a usar sua elegante toalha e guardanapos de linho por algumas semanas ou até meses, passe-a muito bem, mas somente pelo lado avesso, dobre-a cuidadosamente e guarde-a, juntamente com os respectivos guardanapos, no armário. Lembre-se de mater todos os itens protegidos por um saco em tecido branco. Volte a passá-los no dia em que for utilizá-los, mas desta vez passe somente pelo lado direito. Isto lhe poupará tempo e dependendo do tamanho da peça, você não exporá o tecido a horas ininterruptas de calor intenso. Lembre-se que de todas as maneiras o tecido terá de ser repassado para eliminar as marcas das dobras.

Dicas Especiais: REMOÇÃO DE MANCHAS

Aqui você encontrará dicas úteis para limpeza das toalhas de mesa e também para quando você não está em casa e não tem um removedor à mão.

Trate a mancha o mais rápido possível. Quanto mais tempo ela permanecer no tecido, mais ela penetrará nas fibras e mais difícil será para remover. Depois que você removeu a mancha com sucesso, lave a peça inteira. Se a mancha não foi removida completamente, leve imediatamente a peça a um profissional e relate o que foi feito para tentar remover a mancha.

Antes de usar qualquer tipo de removedor na peça, teste sua ação em uma parte escondida do tecido. Friccione a área manchada delicadamente, nunca trate o tecido com muita pressão.

Café: Se você está em um restaurante, peça ao garçom um guardanapo branco e limpo e alguns cubos de gelo. Com o gelo no interior do guardanapo, friccione suavemente contra a mancha até que ela desapareça completamente. Se você puder mudar de roupa, lave imediatamente a mancha com água fria. Frisamos que se deve friccionar (não “esfregar”) o guardanapo contra a roupa, até que a mancha esteja quase invisível, somente então aplique um sabão suave e lave a peça por completo.

Chá/Chocolate: Usando somente água fria, friccione delicadamente a área afetada até que a mancha esteja quase invisível. Não aplique o sabão até esta etapa, após isso, lave a peça por completo.

Frutas & Verduras: Este tipo de mancha deve ser tratado o mais rápido possível. Em contato com o ar, as manchas de frutas ou vegetais podem oxidar, deixando um ponto de cor marrom claro que ficará para sempre. Se a mancha não foi removida completamente e for usado ferro de passar na área, o calor fará com que o resíduo entranhe ainda mais nas fibras e esta não poderá mais ser removida. Nós sugerimos lavar a mancha imediatamente em água fria e sabão neutro. Só lave a peça por completo após haver removido a mancha. Caso necessário, você poderá alternar friccionar levemente o tecido e recolocar a peça de molho em água fria com sabão. Desta maneira você não friccionará o tecido excessivamente e a cor a volta da mancha não desbotará.

Batom: Molhe a área manchada com água fria. Em seguida, polvilhe bicarbonato no ponto. Deixe agir por alguns minutos e friccione delicadamente. Quando a parte manchada estiver limpa, lave a peça por completo.

Goma de Mascar/Chiclete: Endureça a goma de mascar friccionando-a com um cubo de gelo, mude o cubo de gelo freqüentemente para que a água derretida não molhe o tecido, seu objetivo é endurecer a goma, não molhar a peça. Uma vez que a goma fique dura, use algo liso e firme, mas sem corte e remova delicadamente a goma. Após a remoção, lave a peça por completo.

Ferrugem: Hoje em dia existem bons produtos específicos para remover manchas de oxidação. Leia a fórmula e o processo de uso cuidadosamente e escolha o que mais lhe agrade. Você também pode tentar usar uma solução caseira: misture o suco de um limão fresco espremido com duas colheres de chá de sal. Aplique esta solução sobre a mancha e espere agir por aproximadamente 10 minutos. Verifique se a mancha está ficando mais clara; friccione delicadamente; repita o processo duas ou três vezes e a seguir enxágüe a peça em água corrente fria.

Sangue: Geralmente, lavando a mancha em água corrente fria, e friccionando a parte manchada do tecido, você removerá a mancha completamente. Caso persista, você pode tentar embeber a parte manchada em uma bacia com a água fria e limpa, deixar a peça de molho e altenar friccionar/deixar de molho, várias vezes e colocar aguá limpa e fria na bacia a cada vez que o tecido seja friccionado. Não use sabão sobre a peça até que a mancha seja inteiramente removida. Nunca use água quente sob pena de ter uma peça de cor clara com uma mancha amarelada para sempre.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags XHTML:: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>